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MARKETING MULTINÍVEL OU MONONÍVEL?

 “Não existe nenhum manual de instrução em como lidar com o sucesso,
então você deve fiar-se apenas em ter bons amigo e uma boa equipe.”
Bryan Adams

No mercado de venda direta, é preciso entender o melhor modelo de negócio para você, bem como a empresa que mais se identifica com as suas crenças e valores.

Em vendas diretas, temos dois modelos que as empresas adotam: mononível e multinível. Em ambos os modelos, você terá a oportunidade de ganhar como revendedor dos produtos para seus clientes, como também, o benefício de adquiri-los para consumo pessoal, com desconto.

No sistema mononível, o revendedor compra o produto e o revende com uma margem de lucro de um percentual da venda, que pode chegar a 50%. Simples assim. Vendeu, ganhou.

O multinível é também conhecido como marketing de rede, isto é, um tipo de venda em que é possível atrair pessoas para fazer parte de uma equipe, tendo direito a um percentual sobre suas vendas. Quer dizer, além do revendedor obter lucro na revenda do produto, ele também ganha com a rede de revendedores atrelada ao seu perfil. Com esse modelo, é possível o revendedor recrutar indiretamente outros vendedores, participando posteriormente nos resultados do seu grupo, nas vendas de porta em porta.

O modelo é ótimo, e explorado com sucesso no Brasil por marcas sérias, mas o sistema tem histórico de insucessos com marcas mal intencionadas, que ocultam dentro do modelo, o esquema da pirâmide. Em sua escolha, é preciso ficar atento quanto ao serviço ou produto oferecido, pois o marketing multinível é uma modalidade que se auto-sustenta, e que trabalha com produtos reais.

No modelo multinível, você irá precisar se preocupar também com a liderança de uma equipe, que muitas vezes, surge no âmbito dos próprios revendedores. E esse líder acaba formando equipes enormes, espalhadas por todo o País.

Nesse processo, cada empresa a adota sua própria prática de remuneração e plano de carreira. Há aquelas que remuneram líderes que associam vendedores até nove degraus abaixo. Outras, até no máximo três. Algumas ainda oferecem bônus àqueles que treinam novos vendedores.

Como vê, é sempre muito promissor o trabalho com vendas diretas, e para que você faça a melhor escolha, quero agora lhe fazer algumas indicações:

Antes de você decidir, investigue. Verifique se a empresa está registrada na Associação Brasileira de Vendas Diretas. Conheça a história da empresa, suas crenças e valores, seus sócios e mais importante ainda, o que ela comercializa, pois os produtos precisam ser desejados pelo consumidor e ter boa qualidade, sem isso haverá dificuldade de fazer uma segunda venda do mesmo produto para o seu cliente.

Avalie também se você gosta do produto. Se você, por exemplo, pretende vender roupas, deve então ter um bom conhecimento de moda. Quando você gosta de um determinado produto, é mais fácil comercializá-lo e, quando ele tem boa qualidade, você ganha autoconfiança. Com isso, pode também influenciar outras pessoas a participarem da sua equipe e vender os produtos.

Por isso, comece com uma empresa que já tenha experiência no negócio, assim evitará os aventureiros nesse mercado.  Escolha uma empresa que tenha pelo menos quatro anos de atuação. Estude o plano de pagamento de comissões e sua políticas de compensações. Existem empresas que remuneram por vendas e recrutamento de pessoas para equipe. Conheça também as suas metas e regras de exclusão cadastral. E também evite empresas que vinculem o pagamento da sua comissão a metas abusivas.

Um dos facilitadores desse negócio é que você invista relativamente pouco no empreendimento, especialmente no começo das atividades. Muitas empresas exigem uma taxa de adesão inicial, com um valor convertido em produtos para você começar a faturar. Por isso, é preciso ficar atento com as exigências de investimento muito alto.

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Sobre o Autor:


Marcio Giacobelli

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