Atualmente, para se manter no mercado, não basta fazer aquisições de empresas, construir uma holding, investir em infra-estrutura, na formação de equipe ou na qualidade dos produtos. O segredo fundamental é conquistar e isso envolve relacionamento com o cliente!

Essa nova necessidade ganhou grande relevância na década de 90, com a enorme concorrência e grande fluxo de informação disponível, os consumidores ganharam poder e passaram a ocupar uma posição privilegiada no processo de compra e venda.

Surgiu assim, o conceito de Marketing de Relacionamento, que começou uma reformulação na relação entre as empresas e seus consumidores. As organizações que não reconhecerem a importância do cliente e não investirem nas técnicas de conquista e relacionamento perderão espaço e fracassarão.

Para não cometer esse erro, é necessário focar no cliente e não mais no produto, usando técnicas de relacionamento emocional. Confira algumas delas e garanta o sucesso da sua empresa:

Para ter um Bom Relacionamento com o Cliente, Você Precisa Conhecê-lo

Para entender profundamente como deve ser o seu relacionamento com o cliente, é preciso saber o que ele está procurando, o que ele gosta ou rejeita, quais são seus hábitos, crenças e cultura, é fundamental para adequar não só o produto, mas a comunicação (linguagem e meios) que a empresa deverá utilizar para ganhar a atenção e confiança do consumidor.

Para cativar a clientela, todos os processos da empresa deverão levar em consideração o perfil dos clientes, desde as características do produto ou serviço, aos pontos de venda, publicidade, canais de comunicação utilizados, entre outros. O objetivo é tornar-se próximo, mexer com os sentimentos das pessoas, criar empatia, confiança e, consequentemente, alcançar a fidelidade.

Identificar o tipo de relacionamento desejado pelo cliente

Relacionamento com o cliente envolve saber qual é o tipo de relacionamento que o cliente espera ter com a marca é primordial para se conectar com eles da melhor forma possível. Existem consumidores que desejam ter uma experiência passageira, outros querem um relacionamento a longo prazo, uns sentem amor, outros amizade e alguns o ódio pela marca. Após essa identificação é possível criar as regras táticas para utilizá-las corretamente nas estratégias de marketing.

Para identificar tanto o perfil do seu cliente, quanto o tipo de relacionamento que ele deseja estabelecer com a empresa, recomenda-se o uso de pesquisas quantitativas e qualitativas para levantar dados, contabilizá-los, analisá-los e finalmente fazer a tomada de decisão.

Interação

É preciso conversar com seu cliente de todas as maneiras possíveis, ou melhor, da maneira que ele preferir. A marca precisa entrar em contato com os consumidores em potencial usando os canais de comunicação preferidos dos clientes que pode ser o contato pessoal, via telefone, whatsapp ou pelas redes sociais.

Criar envolvimento com a marca

No relacionamento com o cliente, a marca precisa manter contato constante com ele e uma ótima maneira de alcançar esse objetivo é por meio das redes sociais. Instagram, Facebook, SnapChat, Youtube, entre outras, permitem que o consumidor veja fotos e vídeos dos seus produtos, receba mensagens cativantes, se identifique com o conceito/cultura da marca e envie mensagens 24h por dia. Por isso, é muito importante investir na administração profissionais das páginas e perfis das redes sociais.

Outra forma de criar identificação e promover o envolvimento dos clientes é criando campanhas publicitárias que mexem com o lado emocional das pessoas. Um exemplo são as storytellings, caracterizadas pela capacidade de contar histórias de maneira relevante com personagens que despertam anseios, enredo, trilha sonora e figurino que envolvem a atenção da audiência.

Investir em pós-venda

Não basta vender, é preciso se preocupar com o conforto, bem-estar e opinião do cliente após a venda. O cliente precisa continuar se sentindo importante para a marca, por isso, investir em ações de pós-venda é importantíssimo para construir um bom relacionamento com o cliente. Algumas das ações podem consistir na bonificação de vale desconto, contato para conhecer a opinião do cliente após o uso do produto, convite para evento, entre outras.

Como você pode ver, o relacionamento com o cliente é de extrema importância.

Ao colocar em práticas essas técnicas do Marketing de Relacionamento na sua empresa, logo você notará os resultados: aumento do número de clientes, fortalecimento do relacionamento, maior interação, lealdade e altos índices de recompra. Crie um relacionamento emocional e aumente o sucesso da sua organização!

Relacionamento com o Cliente: Empresas se Compram, Pessoas se Conquistam
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