A Fidelidade do Cliente é um dos maiores segredos de sucesso do seu negócio, não é apenas conseguir um grande número de clientes, mas construir um relacionamento transparente e duradouro com todos eles. A relação precisa ser parecida com um namoro: é necessário haver sinceridade, atenção, respeito, comunicação, carinho e fidelidade. Se você souber conquistar, os clientes não só se sentirão satisfeitos com a compra, como também darão preferência a sua empresa, tornando essa estratégia uma das mais importantes para vencer a concorrência.

Confira algumas dicas para fazer com que seus clientes se apaixonem pelos seus produtos e serviço e se mantenham fieis:

Quer Manter a Fidelidade do Cliente? Então o Conheça Profundamente

O primeiro passo para manter a fidelidade do cliente, envolve ação de conhecê-los muito bem, saber seu perfil, seus costumes, o tipo de produtos que mais lhe agrada, a forma de pagamento preferida, entre outros detalhes. Para isso, é necessário criar um cadastro onde você organize as informações individuais de cada um e possa usar esses dados para facilitar vendas futuras.

Mais do que cadastrar os dados pessoais, é importante registrar informações sobre a negociação, produtos e preço negociado, data da compra, forma de pagamento e estratégia de venda usada. Com um registro completo, você conseguirá fazer um próximo atendimento muito mais personalizado, o cliente se sentirá importante e exclusivo e a venda será bem mais certeira.

Outra dica para conhecer melhor seu cliente é saber ouvir. Em algumas vendas, o vendedor está tão ansioso que acaba só falando e não pára para ouvir o que o cliente realmente quer. As principais informações para obter uma venda bem sucedida é ouvir para depois sugerir o produto/serviço ideal.

Mantenha Canais de Comunicação Eficazes

Quando o cliente não consegue contato com o fornecedor ele pode ficar irritado e insatisfeito, por isso é importante investir em diferentes canais que facilitam e garantem uma comunicação rápida e clara, essa é outra forma eficaz de manter a fidelidade do cliente.

Com o avanço da tecnologia surgiram diversas redes sociais e aplicativos que revolucionaram a forma com que as pessoas se comunicam. Seu negócio precisa acompanhar essa evolução e não pode simplesmente ignorar os principais canais de comunicação usados atualmente. Crie um perfil institucional em diferentes redes sociais, divulgue um WhatsApp exclusivo para esse fim e mantenha também as formas tradicionais de comunicação (telefone e e-mail) para que as pessoas mais tradicionais que têm aversão à tecnologia possam também entrar em contato com você.

Uma dica importante é manter as redes sociais atualizadas e reservar um tempo diário para responder as mensagens. No WhatsApp a comunicação é mais direta e é um canal perfeito para você enviar fotos de produtos específicos para cada cliente, já respeitando o perfil/preferência de cada um. Não adianta oferecer os canais de comunicação e não usá-los corretamente, isso causará insatisfação e abalará sua credibilidade perante os consumidores.

Você Precisa ser DIFERENTE para ter a Fidelidade do Cliente

Você precisa se destacar entre seus concorrentes, por isso, analise o que eles oferecem e pense em estratégias para superá-los. Agregar serviços à venda de produtos pode ser uma saída bem inteligente, por exemplo, vendedores diretos que representam marcas de cosméticos podem oferecer sessões de maquiagem ou massagem, isso engaja a fidelidade do cliente: ao comprar um creme, ganhe uma sessão de massagem relaxante, ou ao comprar determinado item de beleza, ganhe uma maquiagem para festa. Ter um item de amostra e fazer demonstração de produtos também faz toda a diferença para o cliente que pode ver “ao vivo e a cores” o que ele deseja comprar.

Crie Promoções e Programas de Fidelidade

Sempre que possível, crie descontos ou vantagens para seus clientes. Estabeleça alguma gratificação para pagamento à vista, ou para quem comprar acima de um determinado número de produtos. A promoção precisa incentivar o cliente a comprar mais ou voltar a comprar de você da próxima vez.

Promessa é dívida

Cumpra com sua palavra, nunca prometa uma data de entrega sem ter certeza que conseguirá honrar, não crie uma regra de desconto e depois sem aviso prévio pare de oferecer a vantagem, se oferecer possibilidade de troca ou devolução, não crie resistência caso o cliente opte por uma das ações, se disser que irá entrar em contato, entre.

O cliente precisa confiar em você e na sua empresa para indicar a outras pessoas e continuar preferindo seus serviços, são essas coisas que mantém a fidelidade do cliente.

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Como Aumentar a Fidelidade do Cliente?
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