Se você trabalha com vendas ou se pretende entrar no ramo precisa gostar de pessoas e ter facilidade para se comunicar. Mas, no começo da carreira, é normal surgir insegurança e medo de abordar o cliente. Para aprender como abordar clientes, te ajudar a vencer a timidez e encontrar uma forma fácil, prática e natural para cativar as pessoas, selecionamos algumas dicas. Confira a seguir:

 Invista no seu Look – 1ª Dica Para Entender Como Abordar Clintes

Aparência é seu primeiro cartão de visitas. O primeiro julgamento será feito com base nela, por isso, você precisa se vestir de forma adequada. Use um estilo com o perfil do seu público-alvo e que seja compatível também com os produtos que você vende. Uma dica para quem trabalha com o comércio de roupas, acessórios e cosméticos é usar os produtos diariamente para mostrar que você confia no que você vende e também para expor e causar desejo.

Se a sua aparência for agradável, os clientes se identificarão com você com facilidade e estarão abertos a diálogos. Aproveite e inicie as vendas nessa dica de como abordar clientes!

Use a Linguagem Compatível com seu Público-Alvo

Procure usar o mesmo tipo de vocabulário que seus clientes. Não fale de forma muito formal com um público jovem, nem use excesso de gírias com pessoas sérias ou de idade. Perceba qual é o perfil do cliente e de forma natural se adapte a ele, essa é uma excelente estratégia sobre como abordar clientes.

Simpatia

Para aprender como abordar clientes, esteja sempre de bom humor, com um sorriso no rosto sincero e acompanhado de muita educação. A simpatia atrai naturalmente as pessoas.

Positivismo Sempre

Não aborde o cliente com palavras negativas, pois elas induzem as pessoas a fazerem o que você gostaria que elas não fizessem. Exclua o “não” do seu vocabulário.

Não seja Pegajoso

Evite ficar tocando no cliente, muitas pessoas não gostam desse tipo de intimidade e se sentem incomodadas. Respeite o espaço e a vontade das pessoas e não seja extremamente insistente, atitudes exageradas chateiam e afastam a clientela.

Linguagem Corporal

Use a linguagem corporal a seu favor. O cliente está o tempo todo emitindo sinais não verbais que são úteis na hora de fazer uma venda. Fique atento e dependendo do que você notar, altere seu próprio comportamento, sabendo a hora certa de falar ou de se calar. Algumas dicas: não atenda o cliente de braços cruzados, cumprimente as mulheres de frente e os homens pela lateral, copie os gestos da outra pessoa de forma mais natural possível. Essa é outra técnica sobre como abordar clientes de maneira efetiva.

Comportamento Pós-venda

Depois que a venda for efetuada, evite falar sobre seus produtos. Comece a conversar sobre outros assuntos de interesse em comum. Além disso, é de extrema importância se manter acessível para que o cliente possa entrar novamente em contato com você.

Aplique as dicas no seu dia a dia e perceba que elas te deixarão muito mais seguro e preparado para abordar seus clientes em potencial.

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Como Abordar Clientes: Perca o Medo Hoje Mesmo!
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