O Marketing tem como principal objetivo divulgar uma marca ou produto por meio de estratégias como criação de embalagens, conceito de campanhas publicitárias, promoções e escolha dos melhores veículos para atingir o público-alvo. É por meio dele que uma marca ou produto passa a ser desejado e as vendas são alavancadas.

A boa notícia é que o marketing pode promover não só produtos e serviços, mas também os profissionais que atuam no mercado. Com as técnicas adaptadas para ressaltar suas qualidades, habilidades e competências profissionais, ele ganha o nome de Marketing Pessoal e ajuda as pessoas a alcançarem sucesso no mercado de trabalho.

Confira a seguir as principais estratégias do Marketing Pessoal e veja como elas podem te ajudar a se destacar na carreira, seja para conseguir um novo emprego, para ganhar uma promoção, abrir seu próprio negócio ou conquistar novos clientes. Se usadas de forma planejada e consciente, garantirão a sua competitividade e destaque entre os demais profissionais.

Formação profissional

Para que você possa adquirir conhecimento e dominar sua área de atuação é preciso buscar constantemente por cursos e palestras que te manterão atualizados.

A formação profissional conta muito na hora de avaliar um currículo, fechar uma parceria ou optar por um prestador de serviços. Ter uma formação renomada passa confiança e mostra que você tem os conhecimentos necessários para fazer o que está se propondo.

Vale lembrar que é importante sempre procurar por instituições de educação reconhecidas, com boa reputação no mercado e que contam com professores/palestrantes experientes.

Experiência

Quanto mais experiente na área você for, mais conhecimento e domínio você terá e maior será a confiança que você transmitirá. Por isso, é muito importante mostrar para a empresa ou os clientes seu histórico de atuação no mercado.  

Apresentação do currículo

Montar um currículo bem estruturado, que ressalte sua formação, habilidades e experiência de forma resumida (no máximo 3 páginas), faz muita diferença. O importante é colocar somente dados verdadeiros, organizar as informações de forma clara e em ordem cronológica (da formação e experiências mais recentes para as mais antigas) e nunca deixar erros de português ou digitação passarem despercebidos.

Forma de vestir

A imagem que você passa para as pessoas está totalmente atrelada ao modo como você se veste. As roupas, sapatos e maquiagem conseguem transmitir diversas mensagens e é preciso tomar cuidado para não passar uma imagem errada.

Cuidar sempre da higiene pessoal e estar com cabelo, barba e unhas asseadas é primordial. Para não errar em uma entrevista de emprego, avalie a cultura da empresa e verifique se ela exige o uso de roupas sociais ou se as pessoas se vestem de forma mais descolada. É preciso mostrar que você se adapta ao ambiente, mas sem deixar sua personalidade e estilo de lado.
Se você atua com vendas, precisa passar seriedade e confiança. Opte por roupas comportadas e que condiz com o estilo de produto ou serviço que você vende.

Forma de falar

É preciso falar o português correto para se destacar no mercado de trabalho. Não há nada pior do que conjugar verbos errados, não falar o plural, pronunciar erroneamente as palavras ou dizer muitas gírias. A fala pode mostrar o seu nível de educação e conhecimento.  

Postura

A comunicação não verbal também diz muito sobre você. Não cruze os braços para conversar com as pessoas, sente-se de forma ereta sem curvar as costas e sorria sempre.

Postagens em redes sociais

Parece bobagem, mas não é. É preciso tomar muito cuidado com as fotos e opiniões publicadas no perfil das redes sociais. Você será julgado por tudo o que publicar nelas. Assim, nunca expresse opiniões preconceituosas e que incentive a violência, não exponha demais seu corpo e prefira divulgar costumes e atividades saudáveis.

Além dessas estratégias, lembre-se sempre de ser positivo, bem humorado, estabelecer metas, trabalhar em equipe, ser um bom líder, buscar sempre pelo aprimoramento, ter um cartão de visitas e portfólio em mãos e manter um cadastro no Linkedin atualizado (rede social com foco em carreira). Use o Marketing Pessoal ao seu favor e alcance o sucesso profissional!

Marketing Pessoal. Você é sua Marca
5 (100%) 2 votes