Imagine que você acaba de receber uma oferta de trabalho ou identificar uma oportunidade imperdível de negócio, mas precisa recusá-la, pois não está preparado para atendê-la. Uma triste realidade que você precisa prevenir!

No mercado de trabalho é necessário estar preparado para o que der e vier. Não há nada mais desanimador do que perder ótimas oportunidades por falta de conhecimento e preparo.

Confira algumas dicas imprescindíveis para estar pronto para aceitar qualquer oportunidade:

Cursos

Invista em cursos relacionados com a sua área de atuação. Se você já tem o curso superior completo, existem muitas opções de pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado e especializações que enriquecem seu currículo e garantem um aprendizado mais aprofundado em uma área específica.

Caso não tenha o ensino superior completo é importantíssimo cursar um. O mercado esta cada vez mais competitivo e a maioria das empresas exige um curso superior. Não deixe que a formação escolar seja um empecilho na sua carreira. Encontre uma maneira para começar ou voltar a estudar, hoje existem ótimos cursos à distância.

Vale destacar também a importância de escolher instituições de ensino renomadas, com um bom corpo docente e reconhecidas no mercado. Não escolha a escola baseando-se apenas no preço das mensalidades. O barato pode sair caro!

Palestras, Fóruns e Congressos

As palestras, fóruns e congressos também são ótimas alternativas para se manter atualizado, aprender novas práticas/metodologias, trocar experiências e ampliar seus contatos. Esses eventos geralmente têm curta duração e oferecem resultados instantâneos, além de somar pontos em seu currículo.

Novas tecnologias

Independente da sua área de atuação é preciso conhecer as novas ferramentas tecnológicas do mercado. Descubra quais são os programas ou aplicativos mais utilizados e que podem ajudar em sua profissão e aprenda a usá-los.  

Línguas

Com a globalização, não há mais limites e territórios. O mundo está conectado, interligado e oportunidades que exigirão o conhecimento de uma língua estrangeira podem surgir a qualquer momento. Dedique-se aos estudos, dando preferência ao inglês e espanhol. Caso atue em algum ramo específico que exige uma língua diferente, invista nela.

Notícias

Busque por notícias sobre o seu mercado e fique atento a tudo o que acontece no mundo. É muito importante manter-se antenado, saber o que a concorrência está fazendo, quais são as novas tendências e formas de inovar para aumentar a chance de sucesso.

Trocas de experiências

Participe de grupos de estudos, bate-papos e promova reuniões com pessoas que compartilham dos mesmos interesses que os seus. Além de expandir seus conhecimentos, você fará network e poderá gerar novos negócios.

Seguindo essas dicas, você conseguirá estar preparado para o show, independente do momento que ele começar! Gostou do conteúdo? Então confira também: https://www.marciogiacobelli.com.br/blog/carreira/marketing-pessoal-voce-e-sua-marca/

Esteja Preparado para o Show a Qualquer Momento
5 (100%) 1 vote